segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cristal ou vidro? Ainda prefiro cristais.

   Certas bebidas, não podem ser apenas bebidas, e pedem um copo ou taça mais refinada, tão qual seus apreciadores. A parceria da Reffo com a Porto a Porto vem dando o que falar, e os kits com os produtos ja estão saindo das prateleiras da loja da Reffo.  


    A diferença entre o vidro e o cristal ja começa pela sua fabricação, onde o cristal exige um grau muito maior de cuidado na hora da escolha de sua matéria prima (óxido de chumbo e areia) assim como no processo de desenvolvimento, que demanda qualidade e muito refinamento. 

     A diferença é tão grande que o cristal chega a riscar o vidro.

-O vidro é feito com sílica (areia da praia) e alguns sais, tais como oxido de cálcio e carbonato de cálcio que servem para retirar as impurezas da areia e deixar o vidro transparente.  A areia é um tipo de "quartzo" que é a rocha mais comum da natureza, ou seja, é um dos materiais mais encontrados. O vidro tem uma dureza de nº 5 na escala de Mohs.


-O Cristal é um outro tipo de quartzo chamado Cristal de rocha ou quartzo hialino. Este é explorado em jazidas, que é mais difícil de encontrar. No Brasil existe uma grande quantidade em Minas Gerais e principalmente no sul de Goiás. O Cristal tem uma dureza de nº 7 na escala de Mohs e é muito mais puro e porisso translúcido e brilhante que o vidro, além de ser muito mais difícil de se deformar e desgastar com o uso e com o tempo.

    Colocando dois copos, um feito em cristal e outro com tamanho e desenho idêntico feito em vidro lado a lado, verá que o vidro é muito mais leitoso e aparenta ser mais fosco que o cristal. Não tem como se confundir.

 Ainda prefiro cristais (Abaixo algumas imagens da linha da Strauss):





As festas estão chegando, não deixe para a última hora. Visite a Reffo 507.
Visconde de nacar, 507. Tel: 3222 - 2815

Nenhum comentário:

Postar um comentário