sexta-feira, 30 de março de 2012

Aniversário e curiosidades. Viva a nossa Curitiba.

Ontem foi comemorado os 319 anos desta linda cidade paranaense.
Parabéns mais uma vez a todos os Curitibanos.

  Para os recém chegados,  Curitiba foi eleita em 2007, segundo a revista norte-americana Reader's Digest, a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil. É lógico, muita coisa mudou de la pra cá, mas a paixão pela cidade ainda é latente para a maioria dos que por aqui passam e passaram.

   Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.746.896 habitantes distribuídos sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.

Pois bem, diante do desafio de trazer algo que realmente seja interessante de ler neste dia, sem correr o risco de apenas levantar estatísticas. Decidimos lembrar, como bom curitibanos, algumas curiosidades que só se vê por aqui.

- O primeiro grande exemplo que me vem é o fato de termos nosso próprio "Herói", detalhe que este veste-se apenas de sunga e muito óleo e faz guarda por Curitiba com sua bicicleta a mais de 15 anos. Já conhecido nacionalmente, "Oilmen", "Amanteigado", "Maionese", "homem-Cueca", "besuntado", ou qualquer outro de seus mais de 300 apelidos, preparou-se por cinco anos antes de criar o personagem e sair às ruas  inspirado em Arnold Schwarzenegger, Sylvester Stallone e Steven Seagal.



- Outro fato que é interessante é o de Curitiba comportar o 1° prédio giratório do mundo. Quem lembra disso?  O prédio Suíte Vollard, com 11 apartamentos,  fica localizado no bairro Ecoville e já foi considerado um dos mais luxuosos da capital paranaense. Detalhe que nunca soube de alguém que realmente o tenha visto funcionar.



- Outro personagem que não podemos deixar de citar é o simpático Inri Cristo, conhecido como Inri Cristo Super Pop filho do PÀI, com sua doutrina, e canções (paródias) desempenhadas por suas "discipulas". Em 1979, Inri afirma ter tido a revelação de sua verdadeira identidade, após ter feito jejum durante alguns dias em Santiago, no Chile. Antes disso, era conhecido como Iuri de Nostradamus, nome que adotou como vidente e conselheiro. O jejum deve ter sido grande.


- Não muito longe dali tem o cantor e compositor Plá, artista de rua desde 1984, Ademir Antunes trabalha suas idéias através da música. No melhor estilo rock & roll e blues, as letras de suas canções são filosóficas, como define o cantor. “Minhas músicas têm a ideologia de tudo o que vou vivendo, do que vou presenciando. Trabalho com um conteúdo filosófico de libertação”, explica.  Presença garantida todos os dias na Rua XV e domingo no Largo da Ordem , lugares históricos de nossa cidade, Plá escolheu este estilo de vida por considerar-se desperto para a vida e ter discernimento de quem é e para onde vai.

.- Outro membro dos imortais de Curitiba é o famoso jacaré do papo-amarelo, um símbolo do Parque Barigüi. O jacaré, que tem 2,80 metros e pesa aproximadamente 250 kg, foi transferido recentemente para o zoológico com o intuito de ser melhor cuidado e preservar a segurança dos frequentadores do parque. O jacaré já vivia no parque Barigüi há mais de 20 anos e, segundo histórias populares, chegou ao parque quando alguém o abandonou ali.



   Além destas curiosidades e fatos engraçados com certeza existem muitos e ainda hão de existir. Caso lembre de alguma, comente e participe.

   Agora sendo um pouco bairrista não posso deixar de lembrar de diferenciais de nossa cidade que a faz tão linda e boa de se viver.

- Sistema de tranporte público.  (tarifa integrada)
- Lixo que não é lixo. (Conscientização sustentável)
- Limpeza das ruas e ambientes públicos.
- Seus lindo parques. (Ex. Jardim Botânico)
- Linha de transporte direcionada ao turismo.
- Uma cidade heterogênia.

Abaixo algumas fotos antigas de lugares históricos:

Praça Tiradentes

Catedral de Curitiba
Palácio Avenida 1927



Largo da Ordem 1910

 A Reffo tem orgulho de participar desta história. Reffo, desde 1945.

Reffo Joias e Cristais 1954


Conheça a Reffo 507, visite-nos.
Rua Visconde de Nacar, 507 - 41 3222-2815
Reffo, marcante.

Para acessar o site clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário